Tubarão-Baleia
O chamado Tubarão Baleia (Rhincodon Typus) consegue viver em quase todos os oceanos e mares do mundo, incluindo a costa brasileira. Ele pode chegar até 20 metros de comprimento e pesar mais de 30 toneladas. É caracterizado pelo seu tamanho majestoso, sua cabeça achatada, sua cor cinza escuro com manchas brancas e seu barriga branca com listras cinza claro.
Onde Vivem
Como já havia sido dito, os tubarões baleia vivem em quase todos os oceanos e mares do mundo, mas gostam mais dos mares tropicais e temperados quentes. Comumente vistos em águas que a temperatura varia de 21 a 30 graus celsius, mas podem descer a uma profundidade de 1 900 metros, onde a temperatura é mais fria.
Alimentação
O Tubarão Baleia é filtrador e se alimenta principalmente de plancton e pequenos peixes. Possui estruturas físicas na boca que funcionam como uma peneira, onde ele abre a boca e nada para frente, separa os alimentos da água, a qual depois é expelida pelas brânquias. Ou então ele abre e fecha a boca, sugando uma certa quantidade de água. Por se alimentar de plactons, não oferece nenhum perigo aos humanos, se tornando extremamente dócil.
Ameaça
A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) declarou em 2016 que o Tubarão-baleia está ameaçado de extinção. O tubarão baleia adulto, pelo seu tamanho, não tem predadores naturais, mas os menores são constantemente atacados por orcas e tubarões brancos. No entanto, é a ameaça humana a que preocupa a IUCN por alguns motivos, alguns deles sendo:
Para saber mais sobre o risco de extinção do tubarão-baleia, clique aqui