Baleia-Azul

A Baleia azul (Balaenoptera musculus) é o um mamífero que pode ser encontrada em quase todos os oceanos, exceto pelo Mar mediterrâneo, Mar de Okhotsk e o Mar de Bering. Há Inúmeras subespécies espalhadas por todo o mundo, como a baleia-azul-pigmeia, a baleia-azul-chilena. Ele pode chegar a 30 metros e comprimento e pesar 150 toneladas, considerada o maior animal do mundo.

Ela é caracterizada pelo seu corpo grande de cor azul com algumas machas claras, sua cabeça que corresponde a cerca de ¼ do seu corpo em formato de U, nadadeiras próximas ao peito pequenas, juntamente com sua calda em formato triangular proporcional ao corpo, podendo chegar em até 5 metros.

Alimentação

Não apresenta perigo aos humanos, porque costuma se alimentar de pequenos animais como peixes e moluscos e gostam também de plantas. Elas não possuem dentes, então para comer, usam uma estrutura na boca que lembra um grande filtro.

Reprodução

A gestação da baleia-azul fêmea costuma levar de 11 a 12 meses, e atingem a maturidade sexual por volta dos 10 anos.

Ameaça

A baleia-azul é protegida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), considerada a beira da extinção já que entre o século XIX e o século XX foram mortas mais de 350 mil exemplares da espécie só pela caça, sem contar os acidentes contra navios, mortes pela poluição e acidentes com equipamentos de pesca lançados ao mar sem o devido acompanhamento.

A principal ameaça as baleias-azul é a caça, feita principalmente por que a gordura do corpo da baleia é altamente valioso, usado para a fabricação de óleo de baleia. Atualmente, a caça é ilegal, mesmo que ainda aconteça.

Estima-se que atualmente existem entre 10 e 25 mil exemplares nos oceanos, um número incremente menor comparado a décadas passadas.

Para saber mais sobre o risco de extinção da baleia-azul, clique aqui